164 | Absorvendo o Tabu

Absorvendo o tabu – Oscar de melhor documentário em curta-metragem. Disponível na Netflix.

Documentário indiano de 2018 escrito e dirigido por Rayka Zehtabchi que nos mostra a realidade de um vilarejo rural em que a menstruação é tida como um tabu, como uma doença, como um impedimento a muitas meninas continuarem estudando.

O conteúdo poderia ser sobre mobilizações voltadas a caridade ou filantrópicas com viés mercadológico, publicitário e ‘moderno’ de doação de absorventes descartáveis e com químicos mas não é.

Houve um pensar além e buscar verdadeiramente por uma transformação social, econômica, política. Transformação essa que envolveu as mulheres do vilarejo, as meninas, e também os homens e meninos. Houve diálogo!

Todo o documentário mostra a força e determinação das mulheres em defenderem o uso do que elas produzem artesanalmente no próprio vilarejo com a máquina que foi instalada: um absorvente de qualidade, baixo custo, biodegradável e feito com matéria-prima local.

Eu vi no documentário a solidariedade verdadeira, aquela que é crítica e comprometida. Que promove empoderamento, estimula o protagonismo, que faz desenvolver autonomia, que gera renda.

É um documentário que mostra o poder de uma assistência que favoreça a emancipação. É sobre não só ter acesso aos absorventes mas ao saneamento básico, água, luz, educação e trabalho. É sobre a equidade em reconhecer que existem necessidades diferentes para corpos diferentes e assim caminhar para a igualdade.

Pra mim, foi muito emocionante ver o potencial revolucionário sendo praticado. Desde o falar sobre menstruação buscando quebrar sim o tabu e naturalizar um processo natural até trocar o que era usado durante o período menstrual. Acesso a informação e ao absorvente. Sabemos como isso pode mudar toda uma relação com o próprio corpo e como influencia em outros aspectos importantíssimos da vida!

Ao final, me senti feliz, motivada e inspirada. Espero que vocês assistam e se sintam assim também ♥️ Há muito a se multiplicar, transformar e revolucionar! Estamos conseguindo, juntas! #absorvendootabu #periodendofsentence

Veja os comentários na postagem clicando aqui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: